A fachada de um edifício é a área mais exposta e sujeita a desgastes com o decorrer do tempo. O período que leva para que esse processo ocorra pode variar muito, de acordo com os aspectos de influência que o prédio se submete.
Cabe ressaltar que não se trata apenas de uma questão estética e visual, mas também uma questão de segurança estrutural e da eficiência sustentável.
Mesmo com cuidados e atenção com a fachada de um prédio, ainda há alguns fatores construtivos que podem fazer com que a degradação aconteça ainda mais rápido, comprometendo o sistema de modo integral e desvalorizando os apartamentos ou salas.
A pintura das fachadas deve ocorrer sempre que houver alguma indicação de que há necessidade de realizá-la. Os especialistas chamam essas ocorrências de “manifestações patológicas”, que podem ser infiltrações, fissuras e ou trincas, descascamento, bolhas, descoloramento etc.
Essas ocorrências surgem com o tempo devido à exposição do edifício, à qualidade da tinta e à espessura da película aplicada. As fachadas mais ensolaradas, por exemplo, se deterioram mais rápido, motivo pelo qual merecem maior cuidado.
Os componentes naturais são os que, via de regra, costumam trazer maior dano à fachada e apresentam diferentes manifestações patológicas. Geralmente o tempo de vida útil de uma fachada é de aproximadamente 5 anos, no entanto, a fachadas pintadas podem precisar de uma manutenção em um intervalo menor, seja para corrigir ou prevenir que haja infiltrações.
Para executar uma boa pintura é necessário contratar uma empresa que conhece e entende do assunto como a VERTICAL CHÃO ALPINISMO, atuando no mercado desde 2008, com diversas obras de pintura concluída com zelo, profissionalismo e segurança, com diversas referências em Belo e Horizonte e região.
CNPJ: 22.195.936/0001.58
Responsável Técnico
Ademar R. da Silva
CFT/BR: 141201165-5